800x6001024x768Auto Width

Навігація

Головна Новини Церкви Новини УГКЦ Igreja Greco-Católica Ucraniana

Пошук на сайті

Виберіть мову

Português (pt-PT)Ukrainian (UA)
Igreja Greco-Católica UcranianaPDFДрукe-mail
Рейтинг Користувача: / 0
НайгіршеНайкраще 
Новини Церкви - Новини УГКЦ
Написав Administrator   
Вівторок, 18 жовтня 2016, 21:34

Capelania da Igreja Greco-Católica Ucraniana em Portugal
A convite do Senhor Patriarca D. José Policarpo, deu-se início em 2001 o serviço dos Padres ucranianos em Portugal.
Os Padres foram bem acolhidos nas respectivas dioceses e desde então podem exercer o ministério sacerdotal para o povo ucraniano. Posteiormente começaram a estudar a língua portuguesa, e alguns deles começaram também a servir as comunidades portuguesas, nos sítios onde foram acolhidos pelos Bispos.
Os sacerdotes da Igreja Greco-Católica Ucraniana exercem o seu ministério sacerdotal em 9 Dioceses: Lisboa, Setúbal, Algarve, Viseu, Leiria-Fátima, Santarém, Coimbra, Porto e Aveiro, e nas duas Arquidioceses de Évora e Braga. Neste momento, temos já doze Padres e esperamos que cheguem outros, porque como dizia Cristo: “a seara é grande mas os trabalhadores são poucos”.
Os Padres também colaboram com os Párocos nas paróquias da Igreja Católica Romana.
Simultaneamente, alguns Padres, estudaram disciplinas como: direito, teologia e espiritualidade na Universidade Católica Portuguesa.

Para nós, sacerdotes, é um grande desafio, com o qual nos deparamos, nomeadamente, porque a Igreja Católica Oriental tem outro Rito – Rito Bizantino (Constantinopolitano), outra Missa - Divina Liturgia de São João Crisóstomo (Padre da Igreja do século IV) e a sua própria história (mais de mil anos).
A Igreja Greco-Católica Ucraniana tem a sua história desde o ano de 988, nesse ano, começámos uma nova vida – vida com Jesus Cristo, tendo oficialmente recebido o Cristianismo.
Posteriormente, no ano de 1054, na Igreja do Oriente e Ocidente ocorreu um grande cisma. Para os ucranianos foi um grande desafio, mas ficamos sempre ligados ao Papa, como primeiro dos Apóstolos, foi uma opção que nos trouxe os maiores sofrimentos, mas, apesar disso, permanecemos fiéis a Cristo e à sua Igreja. Para nós, o Papa de Roma é Pedro, o Apóstolo.

A partir de determinada altura e por diversos motivos e vicissitudes, os ucranianos começaram a deixar o seu país em direcção à Europa ocidental que de uma maneira geral, generosamente, nos acolheu.
Neste momento, está em curso, o que apelidamos da quarta vaga de emigração.
Muitos ucraniamos sairam e instalaram-se, nos diversos países da Europa Ocidental e com maior ou menor dificuldade recomeçaram a organizar as suas vidas, nos países de acolhimento, nomeadamente em Portugal, onde já temos uma diáspora ucraniana.. Fomos e continuamos a ser bem acolhidos e integrados, aprendemos o português e comemos o “saboroso bacalhau”, o que é muito agradável, mas não é suficiente...faltam-nos Padres para satisfazer as necessidades espirituais da alma de milhares de concidadãos.

Pe. João-Dimitri Lubiv, OSBM

 
Розпорядок Богослужінь

Карта УГКЦ у Португалії


Хресна Дорога

Всемогутній і вічний Боже, Ти дав людям за взірець Христа, Свого Сина, нашого Спасителя, який став людиною і принизився аж до хресної смерти. Вчини, аби ми у хвилини важких життєвих терпінь випробувань внутрішньо брали участь у Його спасенній Муці і доступили слави Воскресіння. Через Господа нашого Ісуса Христа. Амінь.


Хто на сайті
На даний момент 69 гостей на сайті

Повчальне слово
Тільки від Бога чекай у мовчанні, о душе моя, від Нього спасіння моє!" Псалми

Наш банер:

450х75

88х31
Capelania Greco-Catolica   Ucraniana, Українська Греко-Католицька Церква у Португалії, Igreja   Ucraniana  em Portuga